LocoWise: todas as análises e relatórios sobre os seus social media num só lugar

A área da comunicação é das mais influenciadas pela evolução do digital e pelo surgimento dos social media, e as Relações Públicas não são exceção. A diversificação de canais de contacto entre as organizações e os seus públicos potencializam a maior visibilidade da organização e a maior interação com os públicos, o que estimula uma maior conversação em redor da organização. Atualmente a comunicação é transparente e interativa, deixando de se fazer uma comunicação bidirecional para passar a ser uma comunicação com múltiplas participações.

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Este novo ambiente trouxe uma nova dimensão a todo o trabalho dos Relações Públicas, uma vez que a construção de relacionamentos foi exponencialmente aumentada, sem limites de tempo ou espaço.

Os RP passaram a ter de desenvolver um acompanhamento constante de todas as plataformas nas quais a organização se encontra, e não só, enquanto primeiro passo para conseguir bons resultados. Cada plataforma e respetivo conteúdo tem de ser devidamente planeada e estar em concordância com as caraterísticas quer do social media quer do público que aí se encontra presente – como  Miguel Raposo, CEO da Milenar, referiu em entrevista à Briefing: “[as plataformas] devem evoluir com consistência no seu número de seguidores e precisam de manter níveis de qualidade, só assim podem tornar-se interessantes para as marcas”.

Para produzir conteúdo com impacto e para que não seja apenas mais uma publicação sem grande significado ou interesse para o público, este profissional de comunicação “tem de estar sempre atento a todas as mudanças de comportamento e tendências do público, dos consumidores“. Uma vez que isto se aplica a todas as organizações e a todas as áreas do mercado, a concorrência também se encontra nestas plataformas, assim é essencial garantir que se está a partilhar conteúdo e a criar engagement melhor do que o do vizinho, potencializando melhores resultados.

Ferramenta de Monitorização dos Social Media

prstackExistem imensas ferramentas ao dispor de qualquer pessoa que queira avaliar o seu desempenho nos social media e ainda compará-lo ao da concorrência. Na área das Relações Públicas existe um catálogo – PRStack –  que agrega várias destas ferramentas modernas, que auxiliam em várias áreas, desde listening e planeamento, passando pela criação de conteúdos e ajudando ainda na medição dos resultados e monitorização do desempenho da comunicação.

De entre as mais de 250 ferramentas apresentadas (gratuitas e pagas), optei por experimentar a LocoWise e apresentar-vos as suas principais funcionalidades e alguns dos resultados que obtive.

A LocoWise é uma ferramenta de análise de social media que auxilia na monitorização de campanhas, na análise de resultados e na criação de relatórios completos e visualmente apelativos numa questão de segundos. A LocoWise possibilita a recolha de insights, de dados de engagement e de conteúdos.

Esta ferramenta tem imensas possibilidades de análise e comparação de dados para explorar, sendo que permite:

  • analisar apenas os dados da organização;
  • comparar a página da organização com as da concorrência;
  • comparar apenas a concorrência entre si.

locowise

Focando-me na função de comparação de dados, os relatórios da análise do desempenho da concorrência (que podem ser transferidos como PDF, PowerPoint e/ou Excel, ou podem ser simplesmente armazenados no “Índice de Referência” da conta, para posterior consulta) fornecem informação necessária para delinear estratégias de fortalecimento da organização ou marca:

  • O tamanho total da página: quantos seguidores tenho e quantos têm os meus concorrentes. Como é que difere dos tamanhos gerais de mercado das marcas?
  • O crescimento da página: permite analisar a evolução dos seguidores – no mesmo período de tempo (recente), quão rápido foi o crescimento da concorrência quando comparado com o meu?
  • Repartição geográfica dos seguidores: permite tomar decisões fundadas em relação a que países deverei concentrar a minha atenção no futuro – De onde são os meus seguidores? Qual o país que cria mais engagement?
  • Frequência de publicação de conteúdos: a concorrência partilha muitos mais conteúdos do que eu? 
  • Tipo de conteúdo que está a ser publicado: em termos de engagement, qual o tipo de conteúdo mais eficiente? Se não estivermos a partilhar esse tipo de conteúdo convém ponderar um reajustamento da nossa estratégia, de forma a inclui-los no calendário de conteúdo.
  • Número de engagements: permite ter uma média diária e os valores atuais.
  • Dias com maior engagement: permite verificar quem tem o maior engagement diário e quais os dias que melhor resultaram com a concorrência.
  • Publicações com mais engagement: top das cinco publicações, entre as minhas e as da concorrência, que tiveram um maior engagement. Permite estar atento às publicações mais populares da concorrência e descobrir quais as tendências em termos de conteúdo
  • Melhor tempo de resposta: atualmente, quanto mais depressa o público receber uma resposta a algo que comentou melhor, e esta ferramenta permite comparar o tempo que se demora a responder (com um mínimo de 0-60 minutos e um máximo de 24 ou mais horas).
  • Palavras mais populares na página: quais os temas que realmente estão a dar de que falar? O que é que as pessoas estão a comentar na página? Permite reunir alguns insighs em relação às necessidades e aos desejos do público, bem como outro feedback que possa ajudar a melhorar o serviço ou produto oferecido.
  • Principais influenciadores na página: permite conhecer o top 4 dos principais influenciadores, quer na própria conta quer na conta dos concorrentes, possibilitando conhecer quem são os maiores seguidores da concorrência (se são bloggers, jornalistas, simples fãs ou consumidores).

Para além destes pontos, quando se compara perfis é ainda possível restringirmos-nos apenas aos conteúdos, podendo personalizar toda a análise e recolha de informação: é possível escolher se nos queremos focar num dia de semana específico ou analisar com base em todos; qual o período que se quer analisar; qual o tipo de conteúdo que pretendemos (por exemplo, no Instagram a escolha seria entre fotografia ou vídeo); que tipo de engagement queremos analisar (ordenar com todos juntos, só likes/favourites, só comentários, só retwetts, percentagem de engagement, entre outros, dependendo da plataforma).

O LocoWise suporta o Facebook, o Twitter, o Instagram, o YouTube e o LinkedIn, possibilitando a recolha de todas as informações que acabei de enunciar nos principais social media. Para além destas plataformas é possível recolher analises relativas aos hashtags mais populares e análises de anúncios no Facebook.

É possível obter relatórios diários com o melhor conteúdo publicado, o alcance e o engagement, bem como é possível agendar a criação de um relatório, sendo este guardado automaticamente na conta.

Dados recolhidos

Para testar a LocoWise comparei dados de algumas marcas conhecidas, cujos relatórios deixo aqui:

Pensamentos finais em relação ao LocoWise

A LocoWise reduz o tempo da recolha de dados e produz relatórios (visualmente apelativos e fáceis de analisar) instantaneamente, o que possibilita aos profissionais de comunicação dedicarem mais tempo a interpretar a informação e insights recolhidos e a aplicá-los na sua estratégia e atividades futuras.

Permite ter um maior conhecimento das tendências e interesses do público, bem como o que melhor funcionou com a concorrência, podendo retirar desse conteúdo alguma inspiração.

O serviço de apoio é extremamente eficiente e rápido a responder, ajudando com qualquer dúvida que possa surgir.

A LocoWise é uma ferramenta para todo o tipo de empresas. Na página principal da mesma é possível ler alguns dos grandes nomes que recorrem a esta ferramenta: BMW, Nestlé, Pepsi, Volvo, IKEA, Red Bull, Walt Disney, entre outras.

Abaixo deixo ainda o video de apresentação desta ferramenta:

 

 

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